Resenha: Ossos do Clima - André Souto


Sinopse: O misterioso desaparecimento de um renomado cientista, um incêndio criminoso, um roubo que deu errado e as mortes inexplicáveis de diferentes pesquisadores ao redor do mundo.

Aparentemente nenhum desses fatos está relacionado, mas com o desenrolar da história fica evidente cada pequena conexão. Algumas nem tão pequenas assim.

Entre inúmeras perguntas sem respostas e enigmas que parecem insolúveis acontece, em Brasília, a Cúpula Mundial do Clima, pano de fundo para tramas políticas que podem mexer com algumas das mais íntimas certezas dos protagonistas da trama, assassinatos e uma caçada pelas pessoas que podem mudar a nova ordem mundial.

Junte-se a Alice Gianne e Amilton Vidal para tentar desvendar esse mistério e entender quais são os Ossos do Clima.


Título: Ossos do Clima
Autor: André Souto
Editora: Arwen
Ano de lançamento:
 2017
Páginas: 212

Gênero: Romance policial

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Gente, primeiro de tudo, eu disse que iria ter primeiras impressões desse livro, mas não achei necessário, até porque a narrativa me conquistou de uma maneira tão inesperada que decidi trazer a resenha completinha. Ossos do Clima é ESPETACULAR! Toda a trama é arrebatadora e não tenho do que reclamar da escrita do André! 
Pronto(a) para testar suas mais íntimas certezas?


A história inicia com Caio Sodré, professor e cientista em Climatologia, na Biblioteca Central da Universidade de Brasília, pesquisando e procurando por resultados concretos, os quais iriam finalmente comprovar uma teoria em que trabalha há anos. Melhor eu não falar muito sobre a tal teoria...

Em seguida, somos apresentados a Alice Gianne, também professora da UnB, portadora de Alexitimia (incapacidade de descrever emoções, sentimentos e sensações corporais) e filha adotiva de Caio. Ao chegar em seu local de trabalho, se depara com o prédio sendo consumido pelo fogo, assim como o seu secretário, um jovem chamado Bellini. Já em seus últimos momentos, ele avisa à moça que ninguém está a salvo, muito menos Caio Sodré. "Eles vieram...", disse o rapaz, agora ela terá de encontrá-lo. Já deu pra perceber que tudo permeia no mistério, né?

Depois, indo para as Ilhas do Atlântico Sul, uma base secreta liderada pelo Coronel George comanda uma missão em Londres, na qual peças valiosas de arte estão sendo roubadas. Tudo teria ocorrido bem se não fosse a traição de Amilton Vidal, que encontra algo extremamente importante para o desfecho da narrativa. Outro enigma a ser desvendado, não é mesmo?!

Resultado de imagem para doubt gif

E tem mais! Ainda nos primeiros capítulos, em Jerusalém para ser mais exata, uma morte chocante e horrenda é descrita. Só posso dizer que a cena é de arrepiar, principalmente pelo fato de ser tão bem narrada e escrita!

Vou ter que parar por aqui. Como pode ver, é enigma atrás de enigma. Fiquei completamente envolvida com a história, senti uma vontade louca de entender o que estava acontecendo, tanto que não queria parar a leitura por nada! O modo como o autor foi apresentando em cada capítulo um personagem, um cenário e um acontecimento é intrigante e estimulante. 
"Quando as cinzas das hipóteses são tomadas como verdades, é preciso clarear os fatos."
Os personagens são bem definidos, cada um tem personalidade e características diferenciadas. Você acaba conhecendo a fundo todos eles, de certa forma. Os cenários também precisam ganhar destaque, porque foram arquitetados de uma maneira engenhosa. A obra, no geral, possui um ar cinematográfico, em razão da ação e do suspense constante. Eu iria adorar ver essa história adaptada para a linguagem audiovisual, sentada na minha poltrona acompanhada por uma pipoquinha!

Imagem relacionada

Outro ponto que me agradou foi a linguagem do livro. André mostrou ter um talento nato com as palavras ao fazer jogos com elas e utilizar metáforas ao longo da narrativa. É uma obra ímpar e muito bem estruturada, com temas preocupantes relacionados ao meio ambiente e ao sistema econômico mundial. O modo como ele conduz a história é impressionante, o cuidado com os detalhes e as informações fazem toda diferença. Fiquei até contente por Ossos do Clima ter furado a fila de leitura.

A trama é narrada em terceira pessoa, e como todo bom romance policial tem um quebra-cabeças a sua espera, o qual quando montado lhe apresentará um final surpreendente! Particularmente, eu adoro livros desse gênero e sim, esse entrou para os meus favoritos! Sabe por que? Além de tudo isso que já falei, o método/estilo de André me lembrou o Dan Brown com aquela ideia de que tudo o que você acredita pode não ser verdade. O André de certo modo trouxe isso à sua obra. Ah, não estou fazendo uma comparação, pelo contrário, estou equiparando os dois neste ponto. Ok? Ok.


Sobre a diagramação, não tenho como falar muita coisa, porque li a versão digital, mas posso dizer que todo início de capítulo, há uma imagem ao fundo do número que mostra gotas de chuva. Bacana, né? Para finalizar, a revisão está muito boa e o visual da capa é realmente bonito! Quero muito ver/ter a versão impressa, tenho vários livros da Editora Arwen e sei que deve ter ficado incrível!

Se está procurando por uma história diferente e enigmática, esse livro é para você!




Convite:

Galera de Brasília, o lançamento de Ossos do Clima será na Livraria Cultura do Casa Park, no dia 11 de março às 16h00. Vá prestigiar literatura nacional!



 Sobre o autor:
André Souto nasceu em 1982 em Minas Gerais. Com formação em Geografia e Direito, diplomou-se Mestre em Geotecnia pela Escola de Engenharia Civil da UFG. Atua como servidor público do Judiciário Federal e professor universitário. Morou em algumas regiões do Brasil antes de retornar à Brasília, palco de seus textos, que envolvem subgêneros da literatura policial em um ritmo moderno e instigante que deram origem às obras Ossos do Clima e Cubos de Marfim, terceiro lugar e menção honrosa do Prêmio Literário e Audiovisual Mark Wertz.




*Obrigada pela parceria, André! Está sendo o máximo!

4 comentários:

© BL Designer 2017. Todos os direitos reservados || Tudo aqui é feito com amor.
Criado por: Bianca Layouts ♥ EXCLUSIVO! ♥ .
Tecnologia do Blogger .
imagem-logo