Resenha: A Garota das Nove Perucas - Sophie van der Stap


Sinopse: 
Poucos fatos podem abalar tanto a vida de uma jovem linda, autoconfiante e baladeira de 21 anos. Sem dúvida, descobrir que foi acometida por uma doença muito, muito séria é um deles. Há alguns anos, muitas pessoas optavam por sequer pronunciar a palavra câncer. Mas a holandesa Sophie van der Stap não fez essa opção: encarou a palavra e a dureza de uma possível falta de perspectiva, viu de repente seu mundo ruir e a incerteza tomar conta de seus dias, pois a impossibilidade do futuro parecia concreta. Foi aí que, de um modo muito peculiar, encontrou uma forma de resistir. Se teve de enfrentar o estranhamento do seu rosto careca no espelho e imaginar o modo como as pessoas olhariam para ela naquela peruca desajeitada, aos poucos percebeu que poderia fazer daquele limão uma tentativa de limonada. Por que não ter um pouco de diversão e alívio criando personagens diferentes? Cada uma com uma peruca, que a ajudariam a enfrentar aquele difícil ano de muita incerteza, atravessado por idas e vindas para hospitais e tratamentos. Foi assim que surgiram Uma, Pam, Sue, Blondie, Daisy, Platina, Stella, Bebé e Lydia. Mergulhe neste livro e descubra um pouco mais sobre elas.

Título: A Garota das Nove Perucas
Autora: Sophie van der Stap
Editora: Livros de Safra
Ano de Lançamento: 2013
Páginas: 208



Quando recebi os livros da parceira Editora Livros de Safra, fiquei em dúvida por qual iria começar, li as sinopses e logo percebi que deveria ser "A Garota das Nove Perucas". Por qual motivo? Não sei ao certo, mas precisava de uma leitura que fugisse do mundo fantástico ou ficcional, e foi justamente esse livro que me deu essa oportunidade.

Em A Garota das Nove Perucas temos a história de Sophie van der Stap, a própria autora, que descobre aos 21 anos que está com um câncer raro. Obviamente, por estar doente, nosso primeiro pensamento é ter pena dela, porém, Sophie tem uma personalidade muito forte, e com certeza, iria mostrar seu dedo chulo em resposta à algum comentário desnecessariamente lastimável. 

No início da narrativa, Sophie se encara no espelho, no momento em que está raspando a cabeça e se tornando careca, uma das consequências da quimioterapia. Na visão dela, é algo inevitável, mas quando vê a cabeça nua não se reconhece, vê apenas uma jovem doente. Por esse motivo, com a ajuda de perucas, ela cria personagens com nomes, identidades e personalidades próprias regidas pelo seu arquétipo. Então, ela transita de sedutora a romântica, do hospital a faculdade, de bares a camas de rapazes. A senhorita Van der Stap não só aprende com a doença como também tem muito a nos ensinar.

O livro é escrito em forma de diário, o que torna a leitura ainda mais interessante. E é muito fácil se envolver com a vida da escritora, porque ela é uma jovem normal: gosta de dançar, de sair, de namorar, de seduzir…E de repente, encontra-se numa cama de hospital, tendo que passar pelo tratamento contra seu câncer no pulmão. Isso depois da família ter lidado há poucos anos com o câncer da mãe de Sophie (que graças a Deus superou a doença). 

Uma, Pam, Sue, Blondie, Daisy, Platina, Stella, Bebé e Lydia (as personagens – e personalidades – por trás de cada peruca) nos mostram a realidade de quem está lutando contra essa doença tão injusta, mas que faz parte da batalha diária de milhares de pessoas, e por isso mesmo não pode ser um assunto a ser evitado. Gradualmente percebemos que, graças a esse artifício das perucas, Sophie consegue finalmente suportar esse período difícil.

"A Garota das Nova Perucas" é um livro em que você pode refletir sobre as coisas da vida. Que fazer aniversário é uma dádiva, e não um problema por estarmos mais velhos...Que viver é nosso bem mais precioso e lutar por isso sempre vale a pena. 

A seguir, uma entrevista dada pela autora Sophie van der Stap, na qual ela fala sobre a sua vida antes, durante e após o câncer e seu livro. Assista:



Para quem se interessar, o livro foi adaptado para os cinemas, tem na direção o alemão Marc Rothemund (Uma Mulher Contra Hitler) e quem interpreta a Sophie é a atriz Lisa Tomaschewsky (A Cabana). Confira o trailer:


Onde comprar?


xo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© BL Designer 2017. Todos os direitos reservados || Tudo aqui é feito com amor.
Criado por: Bianca Layouts ♥ EXCLUSIVO! ♥ .
Tecnologia do Blogger .
imagem-logo