Resenha: Deuses de Dois Mundos: O Livro do Silêncio - PJ Pereira



Sinopse:
O segredo da história é entrelaçar dois mundos - São Paulo, onde vive um jornalista audacioso, doido para ascender nas redações e conquistar uma posição de destaque, investigando um grande escândalo empresarial e se envolvendo com colegas e chefes; e Orum, onde vivem os orixás, o mundo da rica mitologia africana, onde Orunmilá, o maior advinho de todos tem os seus poderes silenciados e tenta entender como recuperar sua capacidade de antever o futuro. Numa jornada que aos poucos vai revelando como é possível que os dois mundos tão distantes no tempo e no espaço se comuniquem, o leitor vai descobrindo os sentimentos mais fortes capazes de guiar pessoas e deuses. Irá Orunmilá com a ajuda de Exu, Ogum, Oxóssi, Oxum reencontrar seus poderes? Irá Newton Fernandes compreender a origem das estranhas coisas que passaram a lhe acontecer?

Título: Deuses de Dois Mundos - O Livro do Silêncio
Autor: PJ Pereira
Editora: Livros de Safra
Ano de Lançamento: 2013
Páginas: 264




Como começar a falar sobre essa incrível narrativa? Eu sempre tive um certo preconceito com o candomblé, mas com esse livro minha opinião mudou totalmente. É claro que é apenas uma ficção, contudo, a maneira como é escrita a história e o conhecimento passado sobre as tradições dos orixás faz com que você queira saber mais a respeito desse mundo fantástico.

Deuses de Dois Mundos: O Livro do Silêncio narra a história de Newton Fernandes, um jovem mais ambicioso do que idealista, disposto a chegar o mais longe possível no jornalismo. Um caso de sabotagem industrial parece ser o passaporte para a sua ascensão. Melhor ainda se esse caminho envolver sexo e experiências gastronômicas que possam ser descritas em detalhes nos emails trocados com um desconhecido que se oferece para ajudar a esclarecer uma série de eventos místicos em que New recusa a acreditar.

A história do protagonista é narrada simultaneamente à de Orunmilámaior adivinho de todos os tempos, que tem sua vida mudada quando os búzios se calam. Babalaô Orunmilá (segundo o livro, babalaôs, são sábios com habilidade de se comunicar com os 16 príncipes conhecidos como Odus), de repente não recebia mais respostas dos Odus quando jogava seus instrumentos e eventualmente descobriu que vários outros babalaôs também só recebiam o silêncio. Preocupado com seu destino, ordenou ao seu mensageiro Exu que fosse até o Orum para ver o que acontecia. Na volta, Exu explica tudo: as Ia Mi Oxorongá sequestraram os Odus e Orunmilá deveria juntar 7 grandes guerreiros para salvá-los e recuperar o poder do destino dos Odus em Orum.

É um texto fácil e sem muita pretensão literária acadêmica, Deuses de Dois Mundos: O Livro do Silêncio traz ficção e realidade a um só mundo. Ao da imaginação. Repleto de dados mitológicos, cercado por referências ancestrais, PJ descreve a saga dos Orixás em busca de seus poderes de maneira leve e bastante atraente. Aos não-iniciados nas religiões de matizes africanas (como eu!), proporciona uma sede doida de saber, de conhecer, de reconhecer estereótipos de pessoas comuns que nos cercam, identificando elementos divinos dentro de nós mesmos, aproximando a gente à nossa verdadeira influência religiosa africana. Recomendo e espero ansiosa pelos próximos volumes.

Com uma narrativa envolvente e leve, PJ Pereira quebra as barreiras do preconceito cultural ao apresentar a mitologia africana de forma surpreendente. Leia Deuses de Dois Mundos: O Livro do Silêncio e descubra qual a relação entre guerreiros poderosos, feiticeiras malignas, um jornalista ambicioso e o destino dos homens.



“PJ Pereira põe a mitologia de cabeça para baixo, juntando humanos e deuses num mesmo cotidiano, recriando um universo em que os ciclos da repetição são rompidos e substituídos pelo produto da imaginação” diz Reginaldo Prandi, Professor da USP e autor de Mitologia dos orixás. “O autor consegue produzir um livro delicioso de se ler, um ‘livro do silêncio’, contraditoriamente capaz de nos falar bem alto, como gosta a boa mitologia” conclui Prandi.

Assista ao booktrailer:


Onde comprar? 
Saraiva  Livraria Cultura  Livraria da Travessa  Livros de Safra


Acesse: http://www.deusesdedoismundos.com.br/


xo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© BL Designer 2017. Todos os direitos reservados || Tudo aqui é feito com amor.
Criado por: Bianca Layouts ♥ EXCLUSIVO! ♥ .
Tecnologia do Blogger .
imagem-logo